GRELHADOS AROMÁTICOS
Coloque alguns ramos e alecrim, folhas ou zimbro sobre o carvão. A carne ficará mais apetitosa e no meio ambiente pairará um cheiro agradável.
CORTAR CARNE FÁCILMENTE
Se quiser cortar a carne assada em fatias finas, deixe arrefecer primeiro antes de cortar. Vai ver que torna a tarefa mais fácil.
DESCONGELAR CARNE
Se tem de preparar uma refeição em cima da hora e precisa da carne que tem no congelador, coloque-a dentro de água com dez gotas de vinagre. Só terá de esperar alguns minutos, uma vez que o vinagre acelera o processo de descongelação.
ASSADOS ESTALADIÇOS
Se vai servir uma refeição e carne de porco ou de frango e ficou mal assada, embrulhe-a em papel de alumínio e conserve-a no forno à temperatura mínima, por cerca de 15 minutos. O interior da carne acabará por cozinhar, sem queimar a parte exterior.
CARNE SEM GORDURA
Para evitar que a carne absorva demasiada gordura, acrescente à margarina, uma colher, das de café, de vinagre.
CARNE MAIS MACIA
De véspera, tempere a peça com uma mistura de iogurte natural, pimenta e cominhos.
FRANGO SUCULENTO
Se quiser que o frango fique suculento, misture um pouco de fermento em pó no tempero e vai ver que ele não fica seco.
TORNAR PELE FRANGO ESTALADIÇA
Para que o frango assado fique mais apetitoso, experimente barrá-lo com manteiga e polvilhá-lo com farinha antes de ir ao forno. Deste modo, a pele ficará estaladiça.
HAMBÚRGUER SEM OLEO
Quando fritar este preparado de carne, salpique levemente a frigideira com sal em vez de usar óleo. Assim, fritarão no próprio suco sem se agarrarem ao recipiente.
ALMÔNDEGAS SUCULENTAS
Quando estiver a temperar a carne picada para fazer almôndegas, junte-lhe uma porção de pão demolhado em leite. Além de ligar bem a carne, enriquece-lhe o paladar
COMO COZER CARNE
Cozer a carne é cozinhá-la em água abundante. Dois resultados podem ser obtidos cozendo carne em água: se se pretende que a carne conserve todo o seu sabor, introduz-se a carne em água a ferver; Se, pelo contrário, é o caldo que interessa, a carne é introduzida em água fria e leva-se a ferver lenta e progressivamente.
Geralmente, adicionam-se legumes, ervas aromáticas e especiarias à água de cozer a carne a fim de torná-la mais saborosa ou de obter um caldo mais aromático. Com exceção do lombo, todas as carnes podem ser cozidas. Geralmente utilizam-se carnes de 2.ª e 3.ª categoria
ASSAR NO FORNO
Assar é cozinhar em calor intenso e seco. É um processo rápido que só pode ser aplicado a carnes muito tenras. Assam-se apenas peças de carne com um volume relativamente importante. As peças a assar são geralmente protegidas com gordura.
Para evitar que a carne fique seca, só deve ser temperada com sal a meio do processo. Exceção para o lombo de porco que se envolve em sal grosso, retirado na altura de assar. Por vezes, antes de se introduzir no forno, a carne é previamente selada numa frigideira, o que impede que os sucos se escapem, deixando-a mais tenra e suculenta. Antes de cortar a carne assada, deixe-a repousar cinco minutos.